terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que é o livro de Mórmon?

     
           O Livro de Mórmon é uma das quatro obras-padrão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias . As demais obras são a Bíblia, novo e velho testamento, a Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.
A exemplo da Bíblia, o Livro de Mórmon é uma coleção de pequenos livros.Dentre estes pequenos livros há um homônimo Livro de Mórmon escrito pelo mesmo Mórmon, quem fez a  compilação dos registros que leva seu nome. É chamado pelos santos dos últimos dias de "O outro testamento de Jesus Cristo".
por isso os santos dos Últimos Dias são comumente chamados mórmons devido a este livro.


O Livro de Mórmon é um "volume de escrituras sagradas como à Bíblia" e faz um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas além de conter a plenitude do Evangelho eterno.
De acordo com o relato do próprio livro, ele foi escrito por muitos profetas antigos, pelo atraves do espírito de profecia e revelação. Suas palavras, escritas originalmente em placas de ouro, foram resumidas por um profeta chamado Mórmon e por este motivo o livro tem este nome até hoje. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. Uma' veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidas como nefitas e lamanitas. A outra veio muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois  foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que são os principais antepassados dos índios americanos.
Estes registros teriam sido mantidos por profetas que viveram entre esses povos, até que Mórmon, um desses profetas, fez uma compilação desses anais num único volume, gravado em placas de metal. Morôni, filho de Mórmon, recebeu essas placas e acrescentou nas mesmas o seu próprio registro, e ocultou-as de acordo com a orientação do Senhor.


 Joseph Smith Jr, o profeta restaurador da Igreja de Jesus Cristo,foi visitado por  Morôni em 21 de setembro de 1823, que o instruiu a respeito do antigo registro e da tradução que seria feita para o inglês.Joseph também conta que quatro anos mais tarde as placas finalmente lhe foram entregues, traduzindo-as em seguida,por revelação. Joseph Smith Jr publicou sua obra pela primeira vez, em inglês, em 1830, como "The Book of Mormon", ou seja, O Livro de Mórmon, em referência ao personagem do livro responsável pela compilação dos registros. Como resultado do trabalho missionário intenso de membros da Igreja, o livro se acha publicado integralmente em 110 línguas, tendo sido já impressas mais de 140 milhões de cópias. Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esse é um livro sagrado, lado a lado com a Bíblia.
Martin Harris, Oliver Cowdery e David Whitmer pediram a Joseph Smith que orasse e perguntasse ao Senhor se eles poderiam ser as testemunhas prometidas. Joseph assim o fez, sendo-lhe dito que se exercessem fé e tivessem sincero propósito de coração teriam o privilégio de ver as placas sagradas, o peitoral, o Urim e o Tumim usados pelo irmão de Jarede e a Liahona - a bússula dada a Leí no deserto. Foi-lhes declarado que "É por vossa fé que os vereis, sim, por aquela fé que possuíam os profetas da antiguidade". Essas três testemunhas foram incumbidas de prestar testemunho dessas coisas e testificaram sobre a veracidade do Livro de Mórmon. Depois mais oito testemunhas testificaram essas coisas, sendo todos os testemunhos registrados nas páginas iniciais do Livro de Mórmon.
Para os Santos dos Últimos Dias, o Livro de Mórmon é uma escritura que complementa a Bíblia, sendo um Outro Testamento de Jesus Cristo, destina-se a mostrar aos remanescentes da casa de Israel as grandes coisas que o Senhor fez por seus antepassados; e para que possam conhecer os convênios do Senhor e saibam que não foram rejeitados para sempre, e também para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus eterno, que se manifesta a todas as nações. "O livro expõe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de salvação e explica aos homens o que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro."


            Existem provas que o livro de Mórmon é verdadeiro?( http://www.youtube.com/watch?v=Ys7QBwJE2wU&feature=related)


Esse video fornece uma breve introdução ao Livro de Mórmon. Você sabera de onde ele vem, qual a origem do seu conteudo e como receber uma copia gratuita.



    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BrSIQDmORos 

 Para conseguir uma copia gratuita ligue para: 0800-2839333

Nenhum comentário:

Postar um comentário