domingo, 9 de outubro de 2011

- Mensagem Da Semana - 09/10/2011

              
                                                                    


                 Eu Realmente Vivi

”Eu não quero dirigir-me às portas do céu em um carro esporte brilhante, vestida com roupas estonteantes de grandes costureiros, com meu cabelo cuidadosamente penteado e com unhas perfeitas.

Eu quero chegar num carro de família, com lama nas rodas por ter levado as crianças ao acampamento dos escoteiros. Eu quero estar lá com sapatos manchados com a grama que eu cortava para a irmã Lúcia.

Eu quero estar lá com creme de amendoim em minha camisa, devido aos sanduíches que fiz para as crianças de uma vizinha doente.

Eu quero estar lá com poeira embaixo das unhas por ter ajudado a tirar as ervas-daninhas do jardim de alguém Eu quero estar lá com as marcas dos beijos grudentos de crianças de em minha bochecha e com lágrimas de um amigo em meu ombro. Eu quero que o Senhor saiba que eu realmente estava aqui e que realmente vivi.”



(Sister Marjorie Hinckley - 1911-2004)

Cinco razões para amar o progresso pessoal!

    
1. Porque pode mudar o mundo

Presidente Gordon B. Hinckley descreveu uma vez que as moças da Igreja como sua melhor esperança para o mundo:
"Quando você salva uma garota, você salvar as gerações. Ela irá crescer em força e justiça. Ela vai casar-se na casa do Senhor. Ela vai ensinar a seus filhos os caminhos da verdade. ... Eu vejo isso como uma esperança brilhante brilhando em um mundo que está em marcha em direção à auto-destruição "(" Permanecer Firmes e Inamovíveis ", Reunião Mundial de Treinamento de Liderança, janeiro 2004, 20).
Será que Progresso Pessoal é um motivo jovens mulheres têm um poder tremendo para fazer a diferença em suas casas, entre seus amigos, em suas comunidades e, finalmente, no mundo?
Pense sobre isso matematicamente. Demora pelo menos 70 horas para ser concluído apenas os requisitos valor do projeto para o seu medalhão das Moças, e existem cerca de 435.000 moças na Igreja de hoje. Se cada um completou o programa de Progresso Pessoal, eles iriam gastar coletivamente mais de 30 milhões hora de fazer o bem em suas casas e comunidades. Isso é aproximadamente um total de 1,25 milhões de dias ou cerca de 3.400 anos. Como não poderia este exército de moças fazendo o bem servir e fazer do mundo um lugar muito mais brilhante, melhor? E quanto mais pobre o mundo seria sem eles?





2. Porque pode mudar Você


Mas muitos dos maiores milagres neste poderoso programa são os mais pessoais. Durante seu segundo ano, Mary Mulvey se viu sendo puxada mais e mais longe da igreja e da família. "Minha vida estava indo em uma direção muito ruim", lembra ela. Então ela foi chamada para a presidência da Laurel em sua ala. Seu assessor lhe pediu para ajudar a ter outras meninas envolvidas com Progresso Pessoal, assim que Maria começou a trabalhar diz ela mesma. "Eu comecei com algumas das experiências mais fácil", explica Maria. "Durante duas semanas, tentei ser mais agradável para minha irmã mais velha, e que realmente mudou a nossa relação."Depoist ela definiu metas para limpar sua língua e melhorar a forma como se vestia. "Tudo que eu fiz ajudou a mudar a minha atitude global. Eu estava mudando todas as pequenas coisas que tinha puxado-me em primeiro lugar. "
Logo Maria sentiu-se digna de receber sua bênção patriarcal, outra grande ajuda em sua vida, especialmente quando ela perdeu o antigo grupo de amigos e tinha que começar mais socialmente na escola. "Progresso Pessoal estava mudando de vida", reflete Maria. "Ele redefiniu o que sou e me ajudou a ver onde eu preciso ir na minha vida." Como seu projeto último valor, Mary definiu uma meta de ir regularmente ao templo para fazer batismos pelos mortos. Hoje as pessoas de sua ala muitas vezes dizem a Maria que ela agora tem um semblante visivelmente mais brilhante. Tudo começou quando ela começou seu Progresso Pessoal.




3. Porque você é sempre tão ocupada.

Se você é como a maioria das moças, você pode sentir que você tem muita coisa para fazer .Quando você não está estudando para um teste escrito ou um papel, você pode estar trabalhando em um emprego depois da escola, indo para uma prática esportiva, ou fazendo tarefas em casa. Com todas estas coisas acontecendo, pode ser fácil pensar que você está ocupado demais para fazer algumas coisas realmente valiosas, tais como tocar piano para os residentes de enfermagem em casa ou fazer uma colcha de memória de sua avó. Progresso Pessoal ajuda você a ganhar tempo para as coisas que serão importantes para você por muito tempo depois de uma pontuação de ensaio ou um jogo de futebol se desvaneceram na insignificância. Ela também lhe dá uma chance de tentar algo novo. E ensina-lhe o hábito de lutar pela bondade.
É difícil imaginar como a vida de Alexis Thompson poderia ser muito ocupada. Ela manipula uma carga de exigência acadêmica,e cuida frequentemente de sua irmã de dois anos de idade . E ela é um músico dedicado que pertence a sua orquestra da escola, banda de jazz, orquestra de câmara, coro, bem como uma sinfonia da juventude local. Então onde é que ela encontra tempo para o Progresso Pessoal? Alexis usa o tempo todo domingo ao plano de metas para saber o que ela vai trabalhar para a semana. Ela também aproveita as férias de verão para se concentrar em seu Progresso Pessoal.
Para um dos projetos de seu valor, Alexis utiliza um talento que ela já sabia que ela tinha, cantando no coro de sua ala. Por outro lado, ela se voluntariou para ajudar em uma classe com necessidades especiais seminário. "Esta foi uma experiência incrível", diz Alexis. "É incrível ver o amor e os depoimentos das crianças na classe." É uma experiência que ela não poderia ter feito sem tempo para o Progresso Pessoal.
Progresso Pessoal também ensina a integrar os objetivos espirituais em sua vida cotidiana. Irmã Julie Beck, primeiro conselheiro na presidência geral das Moças, explica: "As meninas usam mais movimentados Progresso Pessoal como uma ferramenta para realizar o que mais quer fazer. Traz suas realizações temporal e espiritual juntos. Ele mostra que o que você faz no time de vôlei ou o clube de xadrez tem uma relação direta com quem você é como uma filha de Deus. "






4. Porque ele te leva ao Templo

Alguma vez você já se perguntou por que o medalhão das Moças está na capa do seu livro Progresso Pessoal retratam o templo? A Primeira Presidência declarou: "Queremos que os jovens da Igreja sejam valentes e virtuosos servos de Deus, dedicado a viver cada dia para que eles possam ir ao templo e receber maiores bênçãos de Deus para eles. Portanto, nós escolhemos o templo como o símbolo para a juventude da Igreja"(Guia para Pais e Líderes dos Jovens [2001], 1, grifo do autor).
Mas como é que Progresso Pessoal pode levá-lo ao templo? Irmã Beck explica: "A maneira de se preparar para fazer os convênios do templo é para lembrar e manter os compromissos que você já fez. Progresso Pessoal é um curso de preparação para o templo. "
Ilnara Peixoto Marinho de Fortaleza, Brasil, havia sido selado para sua família no templo. Mas por muito tempo a família não estavam sendo tão ativo na Igreja, como eram uma vez. Então, uma manhã de domingo,a presidente das moças da jovem Ilnara apareceu em sua casa, junto com a irmã Beck, que estava na cidade e queria visitar algumas moças. Quando a irmã Beck pediu Ilnara para ver seu Progresso Pessoal, Ilnara teve que admitir que nunca tinha trabalhado em tudo. Em seguida, a irmã Beck deu-lhe um desafio. Se ela iria encontrar seu livro, terminar uma das experiências de curto prazo, e trazê-lo ao pé do fogo, naquela noite, a irmã Beck iria assiná-lo para ela.
Naquele dia, não Ilnara só começou a trabalhar no Progresso Pessoal, ela também começou a ajudar a transformar a vida de sua família ao redor. Ela começou a freqüentar a igreja. Então, ela e sua irmã começou a ir com sua mãe. Quando o pai Ilnara finalmente se juntou a eles, ele foi chamado para ser do bispado. Toda a família retornou ao templo juntos. E tudo começou com o Progresso Pessoal.






5. Porque ele pode ajudá-la a alcançar seus sonhos

O que você sonha em fazer? Quem você sonha em se tornar? Cumprindo esses sonhos podem começar hoje, quando você escolhe um objetivo de progresso pessoal pequeno. Em seguida, escolha outra, e outra e outra. Com o tempo, você vai crescer na direção de seus sonhos.
Mesmo depois que você ganhou o seu Reconhecimento das Moças, você ainda pode usar Progresso Pessoal e manter o seu foco espiritual e manter e alcançar os seus sonhos. Os membros da presidência geral das Moças fazem exatamente isso. Sister Susan Tanner definir uma meta de fazer uma investidura do templo por cada ano de sua vida. Irmã Julie Beck está lendo o Livro de Mórmon em Português. Ea irmã Elaine Dalton chegou a seu sonho de correr uma maratona. "Demorou manhãs de levantar-se quando o meu corpo queria dormir", lembra a Irmã Dalton. "Mas como eu cruzei a linha de chegada, eu estava feliz. E eu decidi que é isso que Progresso Pessoal é realmente toda sobre estar focada em coisas boas, se tornando uma pessoa melhor, sentindo o Espírito, e ser feliz! "


" O propósito do progresso pessoal é para ajudar, cada moça a entender o que Deus tem planejado para elas, e as encoraja -las á guardar os mandamentos e a prepara-lás para seguir e guardar convênios sagrados. Ele providencia maneiras para que elas contribuam nas suas famílias atuais e as prepara para um futuro de responsabilidades que uma mulher de fé, esposa, mãe e líder da igreja tem. O programa ensina as moças como fazer metas, cumprí-las, e reportar o progresso para seus pais ou lideres. Estes são padrões que elas vão usar durante toda a sua vida para aprender e crescer como uma mulher ".( Church Website, Young Women: Personal Progress])
 
 
Fichas de acompanhamento para o progresso pessoal:D

(Moças) Minha preparação para entrar no templo !

Ficha de acompanhamento, de preparação para entrar no templo:D

Estão se Preparando para ir ao templo?

      


   Élder Russel M. Nelson - Quórum dos Doze Apóstolos


Sob a direção inspirada do Presidente Gordon B. Hinckley, existem hoje mais templos do que jamais houve no mundo. Inscritas em cada templo estão as palavras “Santidade ao Senhor”.1 Essa declaração afirma que tanto o templo quanto seu propósito são santos. Aqueles que entram no templo também devem possuir o atributo da santidade.2 Pode ser mais fácil atribuir santidade a um edifício do que a um povo. Só podemos alcançar a santidade por meio de perseverança e contínuo esforço pessoal. Ao longo das eras, os servos do Senhor sempre nos advertiram contra a falta de santidade. Jacó, o irmão de Néfi, escreveu: “( . . . ) eu vos falaria de santidade; mas como não sois santos e me considerais um mestre, é preciso que eu vos ensine as conseqüências do pecado”.3
Sinto hoje essa mesma responsabilidade de ensinar. À medida que são preparados templos para os nossos membros, os nossos membros precisam preparar-se para entrar no templo.

 

O TEMPLO

O templo é a casa do Senhor. A base de toda ordenança e convênio do templo, o ponto central do plano de salvação, é a Expiação de Cristo. Toda atividade, toda aula, tudo que fazemos na Igreja visa ao Senhor e Sua casa santa. Nosso empenho de proclamar o evangelho, aperfeiçoar os santos e redimir os mortos, tudo isso nos conduz ao templo. Todo templo santo é um símbolo de nossa condição de membros da Igreja,4 um sinal de nossa fé na vida após a morte e um passo sagrado rumo à glória eterna, para nós e nossa família.
O Presidente Hinckley declarou: “Esses edifícios maravilhosos e singulares e as ordenanças neles realizadas representam o ponto máximo de nossa adoração. Essas ordenanças são as mais profundas expressões de nossa teologia”.5
Entrar no templo é uma enorme bênção. Mas antes precisamos estar dignos. Não devemos apressar-nos. Não podemos encurtar nossa preparação e arriscar-nos a violar convênios que não estejamos preparados para fazer. Isso seria pior do que não fazê-los.

 

A INVESTIDURA

No templo, recebemos uma investidura, que é literalmente uma dádiva. Ao recebermos essa dádiva, devemos compreender seu significado e a importância de guardarmos os convênios sagrados. Toda ordenança do templo “não é simplesmente um ritual que executamos, mas, sim, uma solene promessa que fazemos”.6
A investidura do templo foi-nos dada por revelação. Portanto, a melhor maneira de compreendê-la é por meio da revelação, buscada por meio de sincera oração.7 O Presidente Brigham Young ensinou: “Sua investidura é o recebimento de todas as ordenanças da casa do Senhor que são necessárias para que possam, depois de ter deixado esta vida, caminhar de volta à presença do Pai ( . . . ) e alcançar sua exaltação eterna”.8

AUTORIDADE PARA O SELAMENTO

Ao preparar-nos para receber a investidura e outras ordenanças do templo, devemos compreender a autoridade que tem o sacerdócio para efetuar o selamento. Jesus referiu-se a essa autoridade quando há muito tempo ensinou a Seus Apóstolos: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus”.9 Essa mesma autoridade foi restaurada nestes últimos dias. Assim como o sacerdócio é eterno, sem começo nem fim, o mesmo acontece com os efeitos das ordenanças do sacerdócio que unem as famílias para sempre.
As ordenanças, convênios, investiduras e selamentos do templo permitem que as pessoas sejam reconciliadas com o Senhor e que a família seja selada para além do véu da morte. A obediência aos convênios do templo qualifica-nos para a vida eterna, o maior de todos os dons de Deus.10 A vida eterna é mais do que a simples imortalidade. Ela é a exaltação no mais elevado céu, o tipo de vida que Deus leva.

A RECOMENDAÇÃO PARA O TEMPLO

A preparação também inclui a dignidade para receber uma recomendação para o templo. Nosso Redentor exige que Seus templos sejam protegidos da profanação. Nenhuma coisa impura pode entrar em Sua casa santa.11 Mas todos aqueles que se prepararem bem serão bem-vindos. Toda pessoa que pede uma recomendação será entrevistada por um juiz em Israel, o bispo, e pelo presidente da estaca.12 Eles possuem as chaves da autoridade do sacerdócio e a responsabilidade de ajudar-nos a saber se a nossa preparação está adequada e quando será a melhor ocasião de entrarmos no templo. Essas entrevistas abordam diversas questões vitais. Eles irão perguntar-nos se obedecemos à lei do dízimo, se guardamos a Palavra de Sabedoria e se apoiamos as autoridades da Igreja. Perguntarão se somos honestos, se somos moralmente limpos e se honramos o poder de procriação como uma responsabilidade sagrada que recebemos de nosso Criador.
Por que esses assuntos são tão importantes? Porque são centrifugadores espirituais. Eles ajudam a determinar se realmente vivemos como filhos do convênio,13 capazes de resistir às tentações dos servos do pecado.14 Essas entrevistas ajudam a discernir se estamos dispostos a viver de acordo com a vontade do Deus verdadeiro e vivo, ou se nosso coração ainda está voltado para as “riquezas e coisas vãs do mundo”.15
Essas exigências não são difíceis de se compreender. Como o templo é a casa do Senhor, os critérios para admissão foram estabelecidos por Ele. Entramos no templo como Seus convidados. Receber uma recomendação para o templo é um privilégio inestimável e um sinal concreto de nossa obediência a Deus e a Seus profetas.16

A PREPARAÇÃO FÍSICA PARA O TEMPLO

Preparamo-nos fisicamente para o templo vestindo-nos de maneira adequada. Não é um lugar para vestir-nos de modo informal. “Devemos vestir-nos de modo que tenhamos condições de assistir sem constrangimento a uma reunião sacramental ou outra reunião respeitável e digna”.17
Dentro do templo, todos vestimos roupas imaculadamente brancas para lembrar-nos de que Deus deseja um povo puro.18 A nacionalidade, o idioma ou o cargo na Igreja são de importância secundária. Todos nos vestimos da mesma forma e nos sentamos lado a lado, sendo considerados iguais à vista de nosso Criador.19
O noivo e a noiva entram no templo para casarem-se para esta vida e por toda a eternidade. A noiva usa um vestido branco de manga comprida, recatado tanto no corte quanto no tecido, sem ornamentos excessivos. O noivo também se veste de branco. E os irmãos que testemunham o casamento não usam smoking.
O uso do garment do templo tem um profundo significado simbólico. Representa um compromisso contínuo.20 Assim como o Salvador exemplificou a necessidade de perseverarmos até o fim, usamos o garment fielmente como parte da resistente armadura de Deus.21 Demonstramos assim nossa fé Nele e nos convênios eternos que com Ele fizemos.22

A PREPARAÇÃO ESPIRITUAL PARA O TEMPLO

Além da preparação física, temos de preparar-nos espiritualmente. Como as ordenanças e convênios do templo são sagrados, temos a solene obrigação de não falar fora do templo a respeito do que acontece dentro dele. Há, contudo, alguns princípios que podemos discutir.
Todo templo é uma casa de aprendizado.23 Nele somos ensinados à maneira do Mestre.24 Sua maneira difere da usada por outras pessoas. Ela é antiga e rica em simbolismo. Podemos aprender muito, ponderando o que cada um dos símbolos representa realmente.25 Os ensinamentos do templo são belissimamente simples e simplesmente belos. São compreendidos pelos humildes, mas podem estimular o intelecto das mentes mais brilhantes.
A preparação espiritual é ampliada pelo estudo. Gosto de recomendar aos membros que vão ao templo pela primeira vez, que leiam os breves parágrafos explanatórios de sete tópicos do Dicionário da Bíblia:26 Unção,27 Expiação,28 Jesus Cristo,29 Convênio,30 Queda de Adão,31 Sacrifícios32 e Templo.33 Isso irá garantir-lhes um firme alicerce.
A pessoa pode ler também o Velho Testamento34 e os livros de Moisés e Abraão na Pérola de Grande Valor. Esse estudo das antigas escrituras torna-se ainda mais esclarecedor depois de conhecermos bem a investidura do templo. Esses livros ressaltam a antigüidade do trabalho do templo.35
Cada ordenança é acompanhada de um convênio, ou promessa. O convênio feito com Deus não é restritivo, mas protetor. Esse conceito não é novo. Por exemplo: se nosso suprimento de água não for puro, podemos filtrar a água para retirar os elementos prejudiciais. Os convênios divinos ajudam a filtrar nossa mente das impurezas que podem prejudicar-nos. Quando escolhemos negar-nos a toda a iniqüidade,36 não perdemos nada de valor e ganhamos a glória da vida eterna. Os convênios não nos prendem ao chão; elevam-nos além dos limites de nosso poder e visão.

UMA PERSPECTIVA ETERNA

O Presidente Hinckley explicou essa sublime perspectiva: “Há uma meta além da Ressurreição. É a exaltação no reino de nosso Pai. ( . . . ) Começa com a aceitação Dele como nosso Pai Eterno e de Seu Filho como nosso Redentor vivo. Envolve a participação em diversas ordenanças, todas importantes e necessárias. A primeira delas é o batismo por imersão na água, sem o qual, segundo o Salvador, o homem não pode entrar no reino de Deus. Segue-se o nascimento do Espírito, o dom do Espírito Santo. Depois, em sucessão ao longo dos anos subseqüentes, para os homens, vem a ordenação ao sacerdócio, seguida das bênçãos do templo, tanto para os homens quanto para as mulheres dignos de nele entrarem. Essas bênçãos do templo incluem nossa ablução e unção, para que estejamos limpos perante o Senhor. Incluem a ( . . . ) investidura de obrigações e bênçãos que nos motivam a termos uma conduta condizente com os princípios do evangelho. Incluem as ordenanças de selamento pelas quais tudo que é ligado na terra também é ligado no céu, proporcionando a continuidade da família.”37
Aprendi que as bênçãos do templo são mais significativas quando a morte leva um ente querido de nosso círculo familiar. Saber que a dor da separação é apenas temporária, proporciona-nos uma paz que transcende nossa compreensão.38 A morte não pode separar uma família que foi selada no templo. Ela compreende que a morte é uma parte necessária do grande plano de felicidade de Deus.39
Essa perspectiva ajuda-nos a manter-nos fiéis aos convênios que fizemos. O Presidente Boyd K. Packer salienta que “as ordenanças e convênios se tornam nossas credenciais para sermos admitidos na presença de Deus. Recebê-los dignamente é a meta de toda uma vida; mantê-los depois disso é o desafio da mortalidade”.40
As ordenanças do templo relacionam-se ao nosso progresso pessoal bem como à redenção de nossos antepassados falecidos. “( . . . ) Porque a sua salvação é necessária e essencial à nossa salvação, ( . . . ) eles, sem nós, não podem ser aperfeiçoados — nem podemos nós, sem nossos mortos, ser aperfeiçoados.”41 O trabalho em favor deles proporciona-nos novas oportunidades de adoração no templo. E esse trabalho é suficientemente importante a ponto de justificar que nos programemos para cumpri-lo. Ao fazermos pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos, seguimos o exemplo do Salvador, que realizou a Expiação para abençoar a vida das pessoas.
Um dia iremos encontrar nosso Criador e postar-nos diante Dele no julgamento.42 Seremos julgados de acordo com nossas ordenanças, convênios, ações e desejos de nosso coração.43
Até lá, neste mundo tão afligido pela decadência espiritual, será que as pessoas preparadas para as bênçãos do templo podem fazer uma diferença? Sim! Esses santos são “( . . . ) o povo do convênio do Senhor, ( . . . ) armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória”.44 Seu exemplo pode elevar a vida de toda a humanidade. Disso testifico em nome de Jesus Cristo. Amém.