quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como Fazer uma Capa de Caderno com Fita de Cetim Trançada

Está na moda fazer essas capas trançadas para enfeitar cadernos usados para os convidados deixarem seus recados em qualquer ocasião especial (casamentos, nascimentos...). É uma idéia muito boa e uma ótima recordação. Serve como um ótimo presente também

Materiais Utilizados:

- Um caderno de capa dura
- Fita de cetim de duas cores diferentes
- Cola de isopor
- Papel branco (pode ser canson, cartolina...). Obs: Alguns cadernos já vem com uma folha branca extra logo depois da capa. Neste caso esse próprio papel poderá ser usado.

Passo a Passo:

1º Passo - Escolha uma das fitas e corte em vários pedaços usando como medida a diagonal da capa. Corte pedaços suficientes para cobrir a frente e o fundo do caderno, sem esquecer a lateral. Nesse caso foi usada a fita branca.

2º Passo - Pegue a outra fita e corte os pedaços usando como medida a diagonal do caderno aberto. Corte pedaços suficientes para cobrir toda a altura do caderno. Neste exemplo, usei uma fita rosa.


3º Passo - Cole as fitas no lado de dentro da capa. As brancas na parte de cima e as rosas na altura do caderno.


4º Passo - Pegue a fita rosa e separe de forma que uma passe por cima do caderno e outra não, e assim sucessivamente. Depois passe a fita branca por cima delas e cole atrás da capa.


5º Passo - Agora faça o inverso. As fitas rosas que estavam em cima do caderno serão puxadas para trás, e as que estavam puxadas para trás serão levadas para cima do caderno. Mais uma vez passe a fita branca por cima delas e cole atrás da capa.


6º Passo - Siga fazendo esse procedimento em todo o caderno. Logo o trançado ficará visível. Quando terminar, cole todas as pontas das fitas rosas atrás da outra capa.


7º Passo - Cole uma fita de cada cor atrás das capas do caderno. Elas servirão para dar um laço na lateral e deixar o trabalho mais charmoso. Cole a folha de papel branco na parte interna para dar o acabamento. Ela esconderá as pontas das fitas coladas dentro do caderno.



Super Dicas:

- Tenha paciência com a cola de isopor, ela demora um pouco mesmo para secar. Então, não tente fazer tudo de vez.
- Cole manta acrílica em toda a capa do caderno antes de trançar as fitas. Isso o deixará com uma aparência alcochoada, mais macia e gostosa ao toque.
- Quando o trabalho estiver pronto, use apliques, tintas com alto relevo, ou o que desejar para dar um toque final. Uma boa dica são as flores de fita de cetim que já mostrei aqui (clique aqui para ver: link 1link 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário