quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ideias&Inspirações - Como Fazer uma Capa de Caderno com Fita de Cetim Trançada

Materiais Utilizados:

- Um caderno de capa dura
- Fita de cetim de duas cores diferentes
- Cola de isopor
- Papel branco (pode ser canson, cartolina...). Obs: Alguns cadernos já vem com uma folha branca extra logo depois da capa. Neste caso esse próprio papel poderá ser usado.

Passo a Passo:

1º Passo - Escolha uma das fitas e corte em vários pedaços usando como medida a diagonal da capa. Corte pedaços suficientes para cobrir a frente e o fundo do caderno, sem esquecer a lateral. Nesse caso foi usada a fita branca.

2º Passo - Pegue a outra fita e corte os pedaços usando como medida a diagonal do caderno aberto. Corte pedaços suficientes para cobrir toda a altura do caderno. Neste exemplo, usei uma fita rosa.


3º Passo - Cole as fitas no lado de dentro da capa. As brancas na parte de cima e as rosas na altura do caderno.


4º Passo - Pegue a fita rosa e separe de forma que uma passe por cima do caderno e outra não, e assim sucessivamente. Depois passe a fita branca por cima delas e cole atrás da capa.


5º Passo - Agora faça o inverso. As fitas rosas que estavam em cima do caderno serão puxadas para trás, e as que estavam puxadas para trás serão levadas para cima do caderno. Mais uma vez passe a fita branca por cima delas e cole atrás da capa.


6º Passo - Siga fazendo esse procedimento em todo o caderno. Logo o trançado ficará visível. Quando terminar, cole todas as pontas das fitas rosas atrás da outra capa.


7º Passo - Cole uma fita de cada cor atrás das capas do caderno. Elas servirão para dar um laço na lateral e deixar o trabalho mais charmoso. Cole a folha de papel branco na parte interna para dar o acabamento. Ela esconderá as pontas das fitas coladas dentro do caderno.



Super Dicas:

- Tenha paciência com a cola de isopor, ela demora um pouco mesmo para secar. Então, não tente fazer tudo de vez.
- Cole manta acrílica em toda a capa do caderno antes de trançar as fitas. Isso o deixará com uma aparência alcochoada, mais macia e gostosa ao toque.
- Quando o trabalho estiver pronto, use apliques, tintas com alto relevo, ou o que desejar para dar um toque final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário