sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conhecendo mais a organização dos Rapazes!




Sacerdócio Aarônico

 

8.1 Definição e Propósitos do Sacerdócio Aarônico

O sacerdócio é o poder e a autoridade de Deus. Ele é conferido aos homens dignos membros da Igreja. Aqueles que têm as chaves do sacerdócio dirigem a administração das ordenanças do evangelho, a pregação do evangelho e o governo do reino de Deus na Terra.
O Sacerdócio Aarônico tem “a chave do ministério de anjos e do evangelho preparatório; evangelho esse que é o evangelho do arrependimento e do batismo e da remissão de pecados” (D&C 84:26–27; ver também D&C 13:1107:20). O Sacerdócio Aarônico também “tem poder para administrar ordenanças exteriores” (D&C 107:14).
Para mais informações sobre os propósitos e as chaves do sacerdócio, ver capítulo 2.
 8.1.1

Ofícios e Deveres do Sacerdócio Aarônico

Os ofícios do Sacerdócio Aarônico são diácono, mestre, sacerdote e bispo. Cada ofício do sacerdócio tem direitos e responsabilidades de serviço, inclusive a autoridade para administrar ordenanças do sacerdócio. Para informações sobre a ordenação aos ofícios de diácono, mestre e sacerdote, ver 20.7.

Diácono

Os irmãos dignos podem receber o Sacerdócio Aarônico e ser ordenados diáconos quando tiverem pelo menos 12 anos de idade. O diácono tem as seguintes responsabilidades:
Viver em retidão e permanecer digno de exercer o sacerdócio. Dar um bom exemplo para os outros membros do quórum e da Igreja.
Distribuir o sacramento (ver 20.4.3).
Servir como ministro local “[designado] para zelar pela igreja” (D&C 84:111). Também deve “admoestar, explicar, exortar e ensinar e convidar todos a virem a Cristo” (D&C 20:59). Essa responsabilidade inclui integrar os membros do quórum e outros rapazes, informar os membros sobre as reuniões da Igreja, falar nas reuniões, compartilhar o evangelho e prestar testemunho.
Ajudar o bispo a “administrar (…) as coisas materiais” (D&C 107:68). Essa responsabilidade pode incluir coletar ofertas de jejum, cuidar dos pobres e necessitados, cuidar da capela e de toda a propriedade e servir como mensageiro do bispo nas reuniões da Igreja.
Participar das aulas do quórum estudando o evangelho ativamente.
Ajudar o bispado de outras maneiras condizentes com o ofício de diácono. Também ajudar os mestres “em todos os seus deveres na igreja, (…) se a ocasião o exigir” (D&C 20:57).

Mestre

Os irmãos dignos podem ser ordenados mestres quando tiverem pelo menos 14 anos de idade. O mestre tem todas as responsabilidades do diácono. Também tem as seguintes responsabilidades:
Preparar o sacramento (ver 20.4.2).
“Zelar sempre pela igreja, estar com os membros e fortalecê-los” (D&C 20:53). Uma maneira de fazer isso é servir como mestre familiar.
“Certificar-se que não haja iniquidade na igreja nem aspereza entre uns e outros nem mentiras, maledicências ou calúnias” (D&C 20:54). Essa responsabilidade inclui ser um pacificador e ser um exemplo de integridade moral e retidão.
“Certificar-se que a igreja se reúna amiúde e também certificar-se que todos os membros cumpram seus deveres” (D&C 20:55).
Ajudar o bispado de outras maneiras condizentes com o ofício de mestre.

Sacerdote

Os irmãos dignos podem ser ordenados sacerdotes quando tiverem pelo menos 16 anos de idade. O sacerdote tem todas as responsabilidades do diácono e do mestre. Também tem as seguintes responsabilidades:
“Pregar, ensinar, explicar, exortar (…) e visitar a casa de todos os membros, exortando-os a orarem em voz alta e em segredo e a cumprirem todas as obrigações familiares” (D&C 20:46–47).
Quando autorizado pelo bispo, ele realiza batismos, confere o Sacerdócio Aarônico e ordena diáconos, mestres e sacerdotes (ver D&C 20:46, 48).
Ele pode administrar o sacramento oficiando na mesa do sacramento e proferindo as orações sacramentais, quando autorizado (ver D&C 20:46, 77, 79; ver também o item 20.4.3 deste manual).
Ajudar o bispado de outras maneiras condizentes com o ofício de sacerdote.

Bispo

As responsabilidades do bispo referentes ao Sacerdócio Aarônico são descritas no item 8.3.1.
 8.1.2

Quóruns do Sacerdócio Aarônico

Um quórum do sacerdócio é um grupo organizado de portadores do mesmo ofício do sacerdócio. Os principais propósitos dos quóruns são servir ao próximo, promover a união e a irmandade e instruir os membros quanto aos deveres, às doutrinas e aos princípios.
O bispo organiza os diáconos em um quórum de até 12 membros, os mestres em um quórum de até 24 membros, e os sacerdotes em um quórum de até 48 membros (ver D&C 107:85–87). Se o número de membros do quórum passar desses limites, o bispo pode dividir o quórum. Antes de fazê-lo, ele avalia o tamanho que o quórum poderá ter, a liderança disponível e o efeito que isso terá nos membros do quórum.
Em uma ala ou um ramo com poucos rapazes, os quóruns do Sacerdócio Aarônico podem participar das aulas e atividades em conjunto.
 8.1.3

Propósitos do Sacerdócio Aarônico

Os rapazes estão em uma fase de preparação e crescimento espiritual individual. Portanto, os pais, o bispado e outros líderes do Sacerdócio Aarônico ajudam cada rapaz a:
  1. 1. 
    Converter-se ao evangelho de Jesus Cristo e seguir seus ensinamentos.
  2. 2. 
    Servir fielmente em chamados do sacerdócio e cumprir as responsabilidades de seu ofício no sacerdócio.
  3. 3. 
    Prestar serviço significativo.
  4. 4. 
    Preparar-se e viver de modo a ser digno de receber o Sacerdócio de Melquisedeque e as ordenanças do templo.
  5. 5. 
    Preparar-se para servir em uma missão de tempo integral honrosamente.
  6. 6. 
    Adquirir o máximo de instrução possível.
  7. 7. 
    Preparar-se para tornar-se um digno pai e marido.
  8. 8. 
    Respeitar devidamente as mulheres, moças e crianças.
Os pais e os líderes ajudam os rapazes a cumprirem esses objetivos por meio das noites familiares, do estudo das escrituras em família, das reuniões, atividades e entrevistas, incentivando-os a participar do programa Dever para com Deus (ver 8.12).
Os rapazes não devem recitar esses objetivos em suas reuniões ou atividades.

8.2 Papel dos Pais e dos Líderes da Igreja

Os pais são os principais responsáveis pelo bem-estar espiritual e físico dos filhos (ver D&C 68:25–28). O bispado e outros líderes do Sacerdócio Aarônico apoiam, mas não substituem os pais nessa responsabilidade. Eles oferecem apoio da seguinte maneira:
Auxiliam os pais a ajudar os filhos a prepararem-se para as ordenações ao sacerdócio, a investidura no templo, o serviço missionário de tempo integral, o casamento no templo e a paternidade.
Incentivam a comunicação entre os rapazes e seus pais.
Asseguram-se de que as atividades do quórum e outros eventos dos jovens não sobrecarreguem as famílias nem entrem em conflito com as atividades familiares.
Os líderes devem ter ainda mais sensibilidade com os rapazes que não têm forte apoio no lar para viver o evangelho.

8.12 Programa “Dever para com Deus”

Todos os portadores do Sacerdócio Aarônico são incentivados a participar do programa Dever para com Deus. Esse programa dá aos portadores do Sacerdócio Aarônico oportunidades de desenvolver força espiritual, aprender e cumprir seus deveres do sacerdócio, preparar-se para receber o Sacerdócio de Melquisedeque e servir em uma missão de tempo integral, manter a saúde física e melhorar seu relacionamento com as pessoas.
Os pais e líderes incentivam os rapazes a participar do programa assim que forem ordenados a seu primeiro ofício do sacerdócio. Os rapazes continuam a estabelecer metas durante todos os anos do Sacerdócio Aarônico



Nenhum comentário:

Postar um comentário