domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Presidente Packer Ensina a Respeito de Como Sobreviver no Território Inimigo durante o Centenário do Seminário

  Enviado por Heather Whittle Wrigley, Notícias e Acontecimentos da Igreja
  • 23 JANUARY 2012
Assista a um vídeo do programa que comemora a história do seminário.

  • “ Não faz muita diferença o que vocês escolherem como profissão. O que importa é o que vocês
     serão.” —Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias comemorou um século de seminário no domingo, 22 de janeiro de 2012, com a transmissão de um programa especial, com comentários do Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos.
Também presentes estavam o Presidente Thomas S. Monson, que presidiu; Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência; Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência; Élder Russell M. Nelson e Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos; e o Élder Paul V. Johnson, dos Setenta
Estudantes de sete seminários locais apresentaram um número musical: “Estudando as Escrituras”.
Ao apresentar o Presidente Packer, o Élder Johnson mencionou que o Presidente Packer frequentou o segundoseminário estabelecido na Igreja, em Brigham City, Utah, EUA.
“Cada um de nós tem sido abençoado por causa da decisão [do Presidente Packer] de tornar-se professor, tomada por ele há muitos anos em uma pequena ilha”, disse o Élder Johnson. “Ele amava seus estudantes, quando ensinou noseminário, anos atrás, e ama todos os jovens da Igreja hoje.”
Em 1949, depois do serviço militar, o Presidente Packer começou a trabalhar como professor do seminário, no mesmoseminário em que se formou. Durante sua carreira como professor, ensinou o primeiro curso do seminário que estudou o Livro de Mórmon.
Após ensinar por alguns anos, ele serviu como supervisor dos seminários para a Igreja. Depois de seu chamado como Autoridade Geral, ele serviu durante 34 anos, na Junta de Educação da Igreja e no Comitê Executivo dessa junta.
Ao púlpito, o Presidente Packer instruía: “Não desperdicem esses anos de estudo do seminário. Desfrutem das grandes bênçãos advindas de aprender as doutrinas da Igreja e os ensinamentos dos profetas. Aprendam o que é mais valioso.”
O Presidente Packer comparou o mundo hoje ao território inimigo, onde o adversário se infiltrou nos lares, na mídia, nos entretenimentos, na linguagem, e muito mais.
“O que é mais valioso e desejável”, disse o Presidente Packer, “é a sabedoria. As escrituras dizem: ‘A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria’, e eu acrescentaria: ‘emprega tudo o que possuis, e [continuem a andar]’” (Provérbios 4:7), disse ele.
“O ensino só pode ir até certo ponto”, prosseguiu, “mas uma vez que a pessoa descobriu como o Espírito Santo age em sua vida, [ele ou ela] poderá viver em território inimigo sem ser enganado ou destruído (…), sem antes ser avisado pelos sussurros do Espírito Santo”.
“Esse poder de revelação do dom do Espírito Santo age com base nos princípios de retidão”, disse o Presidente Packer. “A palavra-chave é disciplina,” enfatizou. “A palavra disciplinavem da palavra discípulo ou seguidor. Sejam discípulos/seguidores do Salvador e estarão seguros.”
“Os princípios de retidão incluem a oração—proferida ou com mais frequência, silenciosa”, disse ele.
“Cuidem de seu corpo”, aconselhou, citando a Palavra de Sabedoria, “e evitem tudo que possa desfigurar o corpo ou desonrar a si próprio, a seus pais ou a Deus.”
Também falou sobre o tópico pureza moral. “Vocês sempre têm a escolha de seguir os sussurros do Espírito Santo e viver uma vida moralmente pura e casta, cheia de virtude”, disse, e acrescentou que precisamos usar nosso arbítrio para evitar a agir seguindo qualquer impulso ou tentação impura que possa vir-nos à mente.
Finalmente, disse: “Acrescentem ‘arrepender-se frequentemente’ à sua lista de coisas para fazer. Quando decidirem se arrepender, vocês receberão um testemunho e saberão que o evangelho é verdadeiro.”
“Alguns de vocês estão indecisos e se debatem para saber o que fazer”, disse ao final o Presidente Packer. “Não faz muita diferença o que vocês escolherem como profissão. O que importa é o que vocês serão. (…)Lembrem-se de que o Espírito sempre está com vocês para ensiná-los.”

Um Programa Inspirado

Um vídeo exibido antes dos comentários do Presidente Packer comemorou a trajetória doseminário, com histórias e mensagens de alunos do seminário e de Autoridades Gerais de todo o mundo, inclusive do Presidente Eyring.
Tendo servido como Comissário de Educação da Igreja entre 1980 e 1985 e também de 1992 a 2005, o Presidente Eyring tem laços significativos com o programa do seminário. No vídeo, ele revelou que a mãe, Mildred Bennion, então com 16 anos de idade, esteve entre os primeiros alunos a aprenderem o evangelho naquela classe inicial do seminário, em 1912.
“Ela era filha de um homem que chamaríamos hoje de ‘menos ativo’”, recordou-se. “Alguma pessoa atenciosa naqueles dias deve ter convidado Mildred para o seminário. Alguém vislumbrou como esse programa abençoaria a vida de cada rapaz e moça da Igreja. E esse professor do seminário abençoou a vida de dezenas de milhares de pessoas desconhecidas, por causa da mensagem que ensinou a uma menina.”
“A meta do seminário foi e sempre será ensinar verdades eternas, para permitir que os filhos de Deus escolham conhecer e amar o Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo”, enfatizou o Presidente Eyring no vídeo.
“A vocês, extraordinários rapazes e moças que são alunos, eu os incentivo — apesar das dificuldades que enfrentam — a frequentarem o seminário”, disse ele. “Tenham fome e sede de conhecer e fazer aquilo que o Salvador ensinou. Ao fazê-lo, o Espírito do Senhor será seu companheiro constante. Ele irá fortalecê-los para as batalhas que enfrentarão e para a grande obra que realizarão em sua família e na Igreja.”

A História do Seminário

seminário é um curso de estudos de quatro anos, apresentado por intermédio do Sistema Educacional da Igreja (SEI), que oferece instrução religiosa a jovens entre 14 e 18 anos de idade. Os alunos estudam um diferente livro de escritura a cada ano, incluindo o Velho Testamento, o Novo Testamento, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios.
Os primeiros 70 alunos a entrarem em uma aula do seminário o fizeram durante o período escolar em 1912 num edifício do seminário ao lado do Colégio Granite, em Salt Lake City, Utah, EUA. Nos anos seguintes, mais e mais jovens da Igreja foram matriculados nos sistemas de escola pública que não ofereciam a oportunidade para o estudo diário das escrituras.
Em 1948, o Canadá tornou-se o primeiro país fora dos Estados Unidos a realizar oseminário.
No final da década de 1940, a necessidade de educar os jovens no evangelho inspirou um grupo de presidentes de estaca, no sul da Califórnia, a solicitar o estabelecimento de um programa de seminário da Igreja.
Durante o ano escolar de 1948–1949, Marion –D. Hanks, que mais tarde serviu na Presidência dos Setenta, teve sucesso ao ensinar uma classe do seminário diário na West High School [Escola Secundária West], em Salt Lake City, Utah, EUA. Realizar aulas semelhantes parecia ser uma solução lógica para os santos da Califórnia, e as onze estacas receberam aprovação para formar treze classes diárias.
Desde seu início há um século, bem mais de um milhão de jovens da Igreja têm-se beneficiado com o programa do seminário.
Hoje, 375.000 jovens, em 143 países, fazem do seminário diário uma prioridade em sua vida, quer frequentem um programa bem cedo, participem de um curso noturno, estudem em casa ou o incluam como parte de seu horário na escola. Há apenas quatro anos, as classes do seminário foram estabelecidas em Benin, Georgia e Marrocos.
No domingo, quase 22.000 jovens em idade de seminário, seus pais, líderes de jovens e professores do seminário participaram de uma comemoração de 100 anos de seminário, no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah, EUA. Dezenas de milhares mais assistiram à transmissão em sua capela local ou on-line em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário